ATIVIDADES

Ciências
Atividade: Planta
Objetivo: Reconhecer os nomes das partes de uma planta.
Público Alvo: Alunos em fase de alfabetização.



Matemática
Atividade: Jogo de Dominó
Objetivo: Associar o sinal à figura correspondente; Ampliar o vocabulário.
Público Alvo: Alunos em fase de alfabetização.






Atividade: Os numerais
Objetivo: Reconhecer os números por meio da Libras; Identificar números antecessor e sucessor; Associar os sinais dos números com os algoritmo; Realizar operação de adição;Relacionar a quantidade ao algoritmo.
Público Alvo: Alunos em fase de alfabetização.









Português
Atividade: Cores
Objetivo: Reconhecer os sinais das cores; Relacionar o sinal com a escrita em Português;
Público Alvo: Alunos em fase de alfabetização.



Atividade: Caçar Palavras
Objetivo:  Reconhecer os sinais de animais; Associar figura/ sinal / escrita em Português; Realizar a leitura das palavras.
Público Alvo: Alunos em fase de alfabetização



Atividade para alfabetização de surdos - 1º ano 
Adaptação da história " Dez sacizinhos"
Elaborado pelas autoras deste blog


*      Atividade: Adaptação da história “Dez sacizinhos” de Tatiana Belinky.
*      Objetivo: Trabalhar situações problemas que envolvam ideias de adição e subtração.
*      Justificativa: A importância do trabalho que envolva o lúdico no processo de alfabetização do surdo.
*      Planejamento:
·               Como organizar os alunos? A atividade no primeiro momento é coletiva. Os alunos podem ficar em roda. Para a segunda etapa a professora pode formar pequenos grupos ou duplas.
·                Quais materiais são necessários? História adaptada, fantoches e folhas para registro.
·                Duração: 2 aulas.
*      Encaminhamento:
·            No 1º momento a professora deve levantar o conhecimento dos alunos sobre o Saci, a fim de verificar se conhecem os personagens da história. Caso não conheçam os sinais, é imprescindível que esses sejam ensinados, para facilitar a compreensão da leitura. Em seguida, deve apresentar a história adaptada, “Dez sacizinhos”, fazendo uso dos fantoches (Anexo). Ao finalizar a leitura estimular o reconto, com o intuito de identificar se houve a apropriação da mesma, por meio das manifestações e expressões e uso da língua de sinais.
·            No 2º momento a professora deve propor situações problemas que atendam aos objetivos propostos, ou seja, o trabalho com as ideias de adição e subtração.
1.      No momento da história quando havia cinco Sacis na floresta, quantas pernas havia?
2.      Na história “Dez sacizinhos” se o porco, a onça e o urso se encontram, quantas orelhas têm?
3.      O Saci tem três gorros e gostaria de presentear o coelho, o macaco, o papagaio, o leão, o sapo e o porco. Quantos animais ficarão sem o gorro?
4.      Dona saci é uma mulher muito bonita. Ela mora na floresta encantada que tem três montanhas: Caracol, Terra amarela e Cheiro de chiclete. Em cada uma dessas montanhas ela tem um marido. Com cada um dos seus maridos Dona Saci teve cinco filhos. Quantos netos a Dona saci tem, sabendo que cada filho teve gêmeos?
  *      Avaliação:
O processo avaliativo ocorrerá por meio da observação em:
Reconhecimento dos sinais;
Interpretação da historia;
Apresente o raciocínio-lógico por meio da resolução de problemas.
 *      Sugestões:
Poderá ser trabalhada classificação, usando os animais da história e suas características;
Identidade e cultura surda: motivando o aluno por meio de suas habilidades e condições de surdez;
Propicia o trabalho com outras personagens folclóricas.

*      História Adaptada: Os dez sacizinhos

ERAM DEZ SACIZINHOS...
UM SURDO E NOVE OUVINTES.
ELES PASSEAVAM NA FLORESTA COM O PROFESSOR INTERPRETE DE LIBRAS.
NA PRIMEIRA TRILHA QUE FIZERAM, UM SACIZINHO SE ASSUSTOU COM O RUGIDO DO LEÃO E SAIU CORRENDO.
E SOBRARAM NOVE SACIZINHOS.
ERAM NOVE SACIZINHOS...
UM SAIU CORRENDO ATRAS DE UM COELHO SALTITANTE
E SOBRARAM OITO SACIZINHOS.
ERAM OITO SACIZINHOS... 
UM OUVINDO O SOM DO MACACO FOI LHE DAR UMA BANANA.
E SOBRARAM SETE SACIZINHOS.
ERAM SETE SACIZINHOS...
UM OUVIU O CANTO DO PAPAGAIO E SAIU EM BUSCA DELE NA FLORESTA.

E SOBRARAM SEIS SACIZINHOS.
ERAM SEIS SACIZINHOS... 
UM OUVIU O COAXAR DO SAPO, O SEGUIU EM DIREÇÃO A LAGOA.
E SOBRARAM CINCO SACIZINHOS.
ERAM CINCO SACIZINHOS... 
UM ESCUTOU O MIADO DO GATO EM CIMA DA ARVORE E FOI TENTAR AJUDÁ-LO.
E SOBRARAM QUATRO SACIZINHOS.
ERAM QUATRO SACIZINHOS...
UM OUVIU O LATIDO DO CACHORRO E SE AFASTOU DO GRUPO. 
E SOBRARAM TRÊS SACIZINHOS.
ERAM TRÊS SACIZINHOS...
UM ESCUTOU O GRUNIDO DO PORCO E FOI PROCURÁ-LO
E SOBRARAM DOIS SACIZINHOS.
         ERAM DOIS SACIZINHOS... 
UM OUVIU O URSO FEROZ E SE ESCONDEU DENTRO DE UMA      CAVERNA.
E SOBROU SÓ UM SACIZINHO.
 ESSE ERA SURDO! ELE COMPLETOU O PASSEIO INTEIRO, JUNTO COM      O PROFESSOR INTERPRETE DE LIBRAS, SEM SE DESTRAÍ COM OS SONS QUE HÁ NA FLORESTA.


Dicas...
As atividades sugeridas podem ser ampliadas a partir do trabalho com sequências didáticas, a fim de promover para a criança surda uma educação de qualidade e tendo por objetivo um trabalho bilíngue.
 A partir das teorias de Vygotsky, Fernandes e Correa (2012, p. 24), entendem que o sujeito bilíngue é aquele que faz uso de dois sistemas simbólicos. Sendo assim, o bilinguismo está baseado no conceito de sistemas significantes distintos, organizados por signos que demonstram as diferentes formas de categorização da experiência, além de serem sistemas abstratos, afetando mentes potenciais, introduzindo experiências concretas ao processo de geração dos significados. 
Para Quadros (2012), no sistema de educação bilíngue para surdos, a segunda língua, chamada de L2, é a escrita e a língua oral, cujo processo de ensino funcionaria como a aprendizagem de uma língua estrangeira e, portanto, dependente da aquisição da língua de sinais. Botelho (2005) entende que o surdo que possui a L1 pode desenvolver habilidades linguísticas e metalinguísticas, contidas em outras línguas, e uma das maneiras de ensina-lo e por meio da instrução comparativa entre os sistemas linguísticos.




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